quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tirar o passaporte à distância

Todo brasileiro é obrigado a entrar e a sair do Brasil com passaporte brasileiro e o meu estava para vencer. Eu tinha duas opções: ir pessoalmente ao Consulado-Geral do Brasil em Roma ou solicitar pelo procedimento à distância (correio).

Venceu o procedimento à distancia. Neste caso, não perderia dois dias de trabalho e nem teria despesas com passagens de trem ou avião (Bari-Roma/Roma-Bari), porém teria um passaporte com apenas 3 anos de validade. Enquanto indo pessoalmente, o passaporte é válido por 5 anos.

O consulado não se responsabilizava nem por eventuais erros posteriormente identificados no passaporte, nem na sua perda ou extravio. Era tudo por minha conta e risco.

Preenchi o formulário de pedido de passaporte pela internet (on line), no site do consulado (https://scedv.serpro.gov.br/frscedv/index.jsp) e imprimi o requerimento que contém o número do protocolo.

Preparei um envelope, sem fechá-lo, com os seguintes documentos:

- o requerimento impresso que contém o número do protocolo (preenchido e com foto);
- o passaporte a vencer;
- o original da carteira de identidade brasileira;
- o original do título de eleitor com comprovante de votação na última eleição;
- o original do certificado militar;
- um envelope com o meu nome e endereço como destinatário que seria usado na retirada do passaporte pela empresa especializada em transporte de documentos

Na Poste Italiane, pedi um assegno circolare no valor de 80,00 euros emitido ao "Consolato Generale del Brasile a Roma". O Assegno circolare é o meio utilizado pelo Consulado para pagamentos referentes a serviços consulares feitos pelo correio. Uma modalidade de cheque interbancário que se paga ao banco o valor inserito no cheque, sem taxas ou despesas adicionais.
O envelope estava pronto. Pedi uma “Raccomandata 1 con prova di consegna”, que custa 9,00 euros, e mandei o envelope ao endereço indicado no site do consulado.

Acompanhei todo o procedimento consular pelo site do consulado (http://www.consbrasroma.it/recebidos/index.html). Quando vi indicado "passaporte pronto" liguei para a TNT Express para retirar “um envelope com um passaporte” informando o meu nome, e entregá-lo no endereço escrito no envelope, onde seria efetuado o pagamento.

Enviei um e-mail para o Consulado-Geral (consulado@brasilroma.it), informando que a TNT Express era encarregada de recolher o passaporte naquele dia.

Em 15 dias o passaporte estava pronto. A TNT Express levou uma semana para retirar e me entregar o passaporte. Toda essa história aconteceu durante o período de festas de fim de ano, período no qual tudo é mais lento na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário