domingo, 7 de outubro de 2012

Ryanair ofende a cidade de Bari

Voo Ryanair de Paris para Bari. Antes da decolagem a aeromoça anuncia em italiano e inglês: "Bem-vindos a bordo do voo Ryanair direto para Bari, a cidade da máfia e de San Nicola".
Não sei o que passava na cabeça da aeromoça, mas sei que ela está ali para fazer o seu trabalho e não a opinionista crítica. Não acredito que algum passageiro lhe tenha pedido para descrever a cidade de Bari em uma frase.
Realmente Bari é a cidade de San Nicola. Na Basílica seus restos são venerados pelos católicos ortodoxos, principalmente do leste europeu e russos, fazendo de Bari uma das metas do turismo e da peregrinação religiosa onde a cultura católico-romana encontra a grego-ortodoxa. Russos ortodoxos? Máfia russa? Tudo se encaixa agora!!!
Como curiosidade ela poderia até ter mencionado que San Nicola deu origem a lenda de Santa Claus, o bom velhinho... mafioso, mas seria uma frustração para as crianças presentes.
A Sacra Corona Unita é a organização criminosa com características mafiosas que atua na Puglia, principalmente no sul da região. Ah! Sacra porque tem San nicola como protetor!!! Isso ela poderia ter explicado! Certamente existe um modo de pensar e agir mafioso em Bari, como em todo o resto da Itália, mas não o suficiente para virar o slogan da cidade. Sendo assim, o que deveriam dizer nos voos para Napoli, Roma, Sicília, Reggio Calabria, Milão etc?

Nenhum comentário:

Postar um comentário