domingo, 16 de setembro de 2012

Entrega dos documentos para cidadania

Depois da tradução e legalização dos documentos brasileiros continuei a missão "cidadania" em terras italianas.
Fui ao Comune onde me casei para retirar o Atto Integrale di Matrimonio que é uma fotocópia reduzida autenticada do ato oficial do casamento. Retirada no mesmo dia e sem custos.
Paguei o boleto no valor de 200 euros seguindo o modello do site do Ministero dell'Interno (facsimile bolettino) e comprei uma marca da bollo de 14,62 euros.
Na Prefettura di Bari me disseram que o módulo para a "cittadinanza concessione per matrimonio con cittadina italiana" que baixei do site da Prefettura di Bari (que é o mesmo disponível no site do Ministero dell'Interno) não era atualizado. Talvez seja melhor passar antes na prefeitura e se certificar de quais são os documentos necessários e se o módulo é o correto.
Não foi preciso fazer auto-certificações, porque o Stato di famiglia e o Certificato storico di residenza estão incluídos no módulo.
Entreguei fotocópias do meu permesso di soggiorno, carta d'identità e codice fiscale.
Me pediram para entregar também uma fotocópia de tudo (módulo preenchido, documentos brasileiros e italianos e recibo dos 200 euros pagos).
 
Não me pediram:
- O Certificado di cittadinanza italiana del coniuge (uma fotocópia do documento di identidade da minha esposa), apesar de fazer parte da lista dos documentos necessários nos sites da Prefettura di Bari e do Ministero dell'Interno.
- Os Certificato del casellario giudiziale e Certificato dei carichi pendenti, apesar de fazerem parte da lista dos documentos necessários no site da Prefettura di Bari (mas não no site do Ministero dell'Interno).
 
Levei tudo à Prefettura di Bari e me deram como comprovante uma fotocópia da primeira página do módulo com a marca da bollo e o carimbo de aceitação da prefeitura, a escrita "ISTANZA PRESENTATA IN DATA 13 SET 2012" e o recibo do pagamento grampeado. Agora é esperar que tudo dê certo e esperar e esperar...

Um comentário:

  1. Show!!! Estou nessa parte da solicitaçao...
    De grande ajuda esse post!!! Assim fico mais tranquila de que nao serà nenhum bicho de 7 cabeças!
    Grazie x condividere.
    Ana Carolina (Bichinha na Italia)

    ResponderExcluir