segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Brasil na capa


Este é um comentário sobre o post "O Brasil é capa da revista italiana Internazionale desta semana" no site www.brasilnaitalia.net.

A matéria, apesar de ser de capa, é um pouco superficial. Não sou pessimista, pelo contrário, mas temos que ser realistas. É verdade o que diz, mas o mais importante, talvez, seja o que não foi dito. Acho a Dilma mais bem preparada que o Lula, mas na matéria ela està lá só por causa da popularidade do Lula (o que talvez seja verdade). Lula realmente fez acontecer. Foi sábio em manter a estabilidade do Real (criada pelo FHC). Deu poder de compra (mesmo pouco) a 20 milhões de miseráveis. Isso foi realmente algo grandioso. Os meios nem tanto. Mas a economia ganhou uma força que não existia, mas basta com as bolsas e auxílios. Basta com acordos e políticas para garantir o meu e o seu (Vide Delta). Quantos ministros do governo Dilma já saíram de cena? E quantos deveriam ter saído no governo Lula (vide mensalão)? A corrupção é um câncer que destrói todas as inciativas sérias e que ainda nos faz pensar muito sobre o nosso país: se ainda preferimos estudar no exterior, se ainda preferimos produtos importados, se ainda preferimos viajar para fora, se ainda preferimos viver fora...

Um comentário:

  1. Oi Alexandre,

    É gostoso trocar opinião e pontos de vista, por isso aproveito para comentar o seu comentário... ;)

    Tenho certeza que ainda tem muito chão para o Brasil chegar onde nós brasileiros gostaríamos. E o problema não é só a corrupção como a desigualdade social.

    O fato interessante é que se hoje eu morasse no Brasil, não creio que largaria a minha vida lá para recomeçar aqui na Italia. Agora que já estou aqui, continuo porque seria necessário muito empenho para simplesmente trocar o seis por meia dúzia… Mas fala sério: você acha que vale a pena largar a vida no Brasil para morar na Italia em 2012???

    Acredito que essa política de dar subsídios funcione, enquanto existir tanta miséria. O problema será quando todos se transformarem em classe média, mas isso significa que a vida no Brasil já será boa para todos.

    Não dá para pensar em viver em um país onde existem tantos garotos de rua, que foram totalmente excluídos da sociedade e que vêem como única alternativa as drogas, o tráfico, o roubo. Ou de gente que cresceu achando normal escutar um tiroteio na frente de casa. Fala sério, parece coisa de programa de ficção, mas conversando com algumas pessoas a gente descobre que essa era a realidade do dia-a-dia delas.

    O que acho interessante é ver que as coisas estão melhorando seja para quem vive dentro da bolha – a elite – como para quem vive fora dela. E talvez seja por isso que o Brasil é notícia em tanto lugar.

    Um abraço e até a próxima,

    Barbara

    ResponderExcluir