Entre as maiores economias do mundo o Brasil é o primeiro do ranking em violência: Um morto a cada 9 minutos e 48 segundos, revela um estudo feito pelo IAB (Instituto Avante Brasil). Nos EUA é registrada uma morte a cada 34 minutos; no Japão, a cada 813 minutos e no Canadá, uma a cada 861 minutos.
Um outro estudo do IAB mostra que o número de mulheres assassinadas a cada mês no Brasil saltou de 113 para 372 em 30 anos. No início da década de 1980, uma mulher era assassinada a cada 6h28m28s. Hoje, a cada 1h57m43s, uma mulher é assassinada.
Isso não é de agora. Tudo é lento e passivo. O Brasil precisa SIM de justiça rápida, cumprimentos das leis, puniçoes mais severas e, principalmente, educação. Muita educação. O Brasil vive há muito tempo com essa conformidade que parece normal que um país tenha altos números de violência e tudo continue na mesma. Será que estamos acostumados? Em outros países, esses números seriam (são) aterrorizantes e inaceitáveis.
No Brasil, temos o consolo de dizer que "apesar da violência e da miséria (humana), somos um povo feliz". "Temos uma mulher presidente". "Damos sempre um jeitinho". "A mulher brasileira é a mais linda do mundo". E daí?
Tristes estatíscas. O problema é que para muitos são apenas isso: estatísticas.
ResponderExcluir