quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tintos da Puglia no Brasil

A coluna Jorge Carrara do site "Basílico - a gastronomia na web" volta a falar dos vinhos da Puglia.

Tintos da Puglia em conta no Brasil

Rótulos do sudeste da Itália aportam aqui com custo-beneficio imbatível

Os tintos da Puglia voltam à coluna. Motivos não faltam. Afinal, no quesito custo-beneficio, os vinhos daquele canto do sudeste da Itália, são praticamente imbatíveis frente ao resto dos exemplares da Bota que aportam no Brasil.
Os últimos que passaram por aqui, os da  Apollonio, eram oriundos de uma casa tradicional, com antigas raízes na área. Os de hoje, pertencem à outra ala importante na alta dos goles finos do lugar: empresas  de outras províncias vinícolas que fincaram o pé lá atraídas pelo potencial da região.
O primeiro, o Paiara, está assinado pela Tormaresca, da Antinori, renomada casa da Toscana e criadora de ícones da Bota, como Tignanello e Solaia, que produz tintos e brancos de ponta do norte (como os Montenisa, em Franciacorta ou  os Prunotto, no Piemonte) ao sul do país. Da Tormaresca surgem rubros densos e estruturados, como o Bocca di Lupo, um tremendo Aglianico, e outros mais simples, porém, agradáveis (no copo e no bolso) tal como o Paiara.
O segundo, o Sud, foi elaborado pela Feudi di San Marzano, uma parceria da Farnese Vini, do Abruzzo (dona por lá de belos Montepulciano e proprietária, na Campania, da Vesevo, vinícola com um bom repertório de tintos e brancos) com a Cantina San Marzano, uma cooperativa local.

Paiara 2009
Combina na sua fórmula uma cepa autóctone, a Negroamaro (sem dúvida uma das estrelas rubras daquelas bandas) com Cabernet Sauvignon.  Tem um perfil mais leve, pouco habitual nos tintos da Puglia.
Ameixas aparecem junto a toques de geleias no aroma e no sabor. Ele é um vinho redondo, sem arestas, saboroso e elegante para sua categoria, boa escolta para massas com molho de tomate (86/100, R$ 27,90).

Feudi di San Marzano Sud Malvasia Nera  2009
Oriundo do Salento, extremo sul da região, é uma boa oportunidade de provar um Malvasia Nera, difícil de encontrar como varietal. Amadureceu 4 meses em barricas de carvalho francês.
Mescla compotas (ameixas) com toques de madeira num paladar com taninos firmes, mas que não agridem. Boa pedida para acompanhar assados e queijos meia cura. (87/100, R$ 26,90).

Nenhum comentário:

Postar um comentário